quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Nitroglicerina & Triiodeto de nitrogênio

Nitroglicerina, também conhecida como trinitroglicerina ou trinitrato de glicerina, é um composto explosivo obtido a partir da reação de nitração da glicerina. Foi descoberta por Ascanio Sobrero, que primeiramente a chamou de "Piroglicerina".



Nas condições ambientes, é um líquido oleoso de coloração amarela mais denso que a água. É utilizado na fabricação de explosivos, como a dinamite, ou empregado como plastificante em propelentes sólidos (por exemplo, pólvoras empregadas em munições de variados calibres). Encontra também uso na medicina, onde é utilizado como vasodilatador no tratamento de doenças cardíacas.

A nitroglicerina é um explosivo extremamente instável (pequenas perturbações podem provocar sua detonação), e ao longo do tempo ela degrada para formas ainda menos estáveis. Por essa razão, é um composto de transporte e manuseio bastante perigosos. Deve-se evitar que a temperatura da nitroglicerina atinja valores abaixo do seu ponto de fusão (13 °C), pois sua posterior fusão é extremamente arriscada, podendo levar à detonação, ou acima do seu ponto de ignição que é entre 50 °C e 60 °C, acima dai ocorre rápida decomposição química, numa reação exotérmica que eleva ainda mais sua temperatura. A detonação ocorre a aproximadamente 218 °C.

Materiais:
*Ácido sulfúrico concentrado
*Ácido nítrico concentrado
*Glicerina
*Termômetro
*Bacia com água gelada

Procedimento:
A Nitroglicerina é um explosivo muito forte e perigoso, e seu processo de fabricação é bem perigoso e pode sair fora de controle muito rapidamente, aviso dado então la vai: Primeiramente prepare em um becker, uma mistura de 40% de ácido nítrico, com 60% de ácido sulfúrico, (misture eles BEM cautelosamente e sempre mexendo bem devagar) após a mistura pronta, em um outro becker ponha 6 partes da mistura de ácidos e uma parte de glicerinanessa parte vc tem que monitorar a temperatura da mistura final, se ela ultrapassar os 25 graus, mergulhe rapidamente o becker com a mistura na bacia com água gelada, se isto não for feito vc perde o controle e podem ocorrer sérios danos!! após 10 minutos da mistura ela para de se agitar, e é formada uma camada por cima, depois da nitração completa, a nitro está em cima da solução, retire-a Cuide para pegar somente a nitro e não o excesso de ácido que se acumulou no fundo, pronto, para testar, coloque ela em um recipiente de metal e detone-a, se estiver tudo ok , ela
queimará como uma forte chama azul. Cuidado, ela é sensivel a qualquer choque ou impacto e se estraga facilmente!!


Triiodeto de nitrogênio

Não é explosivo mas se decompõem com grande velocidade e um forte barulho

Misture cristais de iodo em amônia até os cristais de iodo não mais
dissolverem na amônia. Decante a amônia em excesso e seque os cristais com
cautela (deixe descansar durante a noite!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário